Cursos capacitam profissionais para novas oportunidades no mercado de trabalho

 

O Sistema Nacional de Emprego (Sine/Bahia), em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, iniciou, esta semana, as inscrições para 11 novos cursos. A qualificação profissional é uma das ações do processo de implantação do Porto Sul, capacitando as populações da área de influencia do empreendimento para o mercado de trabalho, não apenas na estrutura portuária, mas nas demandas que surgem a partir da expansão da economia regional.

 

Os cursos terão carga de horária de 200 horas e as  inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho, na unidade do Sine/Bahia, no SAC Ilhéus. Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de  eletricista de instalação de prédios, pedreiro polivalente, auxiliar de copa, montador de andaime, almoxarife, auxiliar administrativo, caldeireiro, operador de produção e soldador.

 

A capacitação faz parte do Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ, parceria entre os governos estadual, com financiamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Governo da Bahia. Para se inscrever, o candidato deve apresentar  RG, CPF, Carteira de Trabalho, e comprovante de escolaridade e de endereço.

 

Mercado de trabalho - Para muitos participantes dos cursos, o acesso ao mercado de trabalho se torna realidade antes mesmo da implantação do Porto Sul. Aurélio Amado dos Santos, 31 anos, participou de um  curso de Auxiliar Administrativo promovido pela Setra/Sine Bahia e foi contratado para trabalhar numa empresa de transportes coletivos em Itabuna. “É importante que a gente adquira novos conhecimentos, porque o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados”, disse.

 

“Com o curso de eletricista geral, consegui um emprego melhor e dar uma vida mais digna à minha família”, ressaltou José Carlos Ribeiro da Silva, casado, três filhos, que trabalhava como vigilante e agora encara com otimismo o desafio de uma nova profissão. “Vou fazer a capacitação com frequência, porque a gente precisa de aprimorar sempre”, destaca.

Para Aldicemiro Ferreira Duarte Luz, o Mirinho, coordenador do Comitê de Entidades Sociais em Defesa de Ilhéus e Região (Coeso), “a capacitação profissional é fundamental para que o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste possam absorver a mão de obra regional, inclusive garantindo aos jovens o acesso ao primeiro emprego”. Mirinho também considera importante que os moradores na área do entorno do Porto Sul sejam priorizados no processo de capacitação, tanto para a execução das obras quanto para a operacionalização do porto e da ferrovia.